Tradução

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

QUEM FALA O QUE QUER...


Será que devemos mesmo falar tudo o que pensamos ou o silêncio é a melhor resposta? As pessoas que não tem coragem de falar o que pensam são taxadas de falsas ou covardes e aquelas que falam tudo diretamente são tidas como grossas ou mal educadas. Diariamente encontramos pessoas que falam o que pensam de várias maneiras: as que falam tudo sem se importar se estão ofendendo alguém ou não, outras que costumam ficar caladas para não discutirem e aquelas que controlam suas palavras para não falarem o que não deveriam.
Sei que é difícil e nem devemos ficar calados diante de algo que nos deixa indignados, mas a sinceridade exagerada também pode atrapalhar a nossa vida. Falar sempre o que se pensa não é nada fácil. Algumas vezes desejamos voltar a ser criança, ou tomar o lugar daquele idoso quando falam o que pensam para podermos usar a autenticidade que lhes é peculiar, sem sermos criticados por isso. Não devemos ter medo de falar o que pensamos e também não precisamos falar tudo o que vem à nossa cabeça, mas precisamos usar o meio termo, ter cautela, argumentos e bom senso.
Muitos dizem que não importa o que você diz, mas como você diz. Acredito que a forma com a qual dizemos algo é tão importante quanto o que falamos. Por isso precisamos pensar muito antes de começarmos a sair por aí falando qualquer coisa.  Afinal existem maneiras de se dizer o que pensa sem precisar ofender ou magoar as pessoas. Em determinados momentos, não é conveniente falar tudo o que queremos, o mais sensato é ouvir mais e falar menos. É necessário saber quando, como e onde devemos falar.

Trabalho de Artes a pedido da professora com o tema: Gabriel O Pensador, razão social. A ilustração no vídeo é a capa do LP de 1993 de Gabriel o Pensador. Música: Se Liga Aí

 "Quem fala o que quer... ouve o que não quer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário