Tradução

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"Colhemos o que plantamos"


Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Aqui se faz, aqui se paga”; “Colhemos o que plantamos”; “Não faça ao outro o que você não gostaria que fizessem com você” e muitas outras frases do tipo?
Todos nós sabemos que toda ação resulta numa reação. Diante deste pensamento lembrei-me de uma parábola que li certa vez. Ela fala de um carpinteiro analfabeto que, com muito sacrifício, enviou o seu filho para estudar medicina na capital. O rapaz se formou, abriu uma clínica, se casou com uma mulher da sociedade com quem teve um lindo menino e quando a sua mãe faleceu ele trouxe o seu humilde pai para viver em sua casa. Como ele recebia muitas visitas e hospedava pessoas importantes em sua casa, com vergonha do seu pobre pai decidiu que ele deveria morar na casa dos empregados e resolveu fazer uma tigela de barro para que o seu pai pudesse comer nela já que ele havia quebrado vários pratos, por não saber lidar com a fina louça de sua esposa. O menino, apaixonado pelo avô, vendo tudo isso, foi ao mesmo lugar onde o pai tinha feito a tigela e começou a modelar outra tigela. O pai, que observava o filho, perguntou o que ele estava fazendo e para a sua surpresa ele respondeu: “Estou treinando para que quando o senhor ficar velho, eu possa preparar uma tigela igual a esta que o senhor preparou para o vovô”.
O que podemos ver com clareza nesta narração é a ingratidão do filho com o próprio pai. Esta ingratidão é a semente do que ele plantou e mais cedo ou mais tarde ele vai ter o que colher. Esta é a lei da vida. Portanto, somos responsáveis por aquilo que plantamos. Para colhermos algo bom é necessário plantarmos uma semente que dê bons frutos.
A nossa vida é semelhante a um imenso jardim. As sementes representam os nossos sentimentos que podem ser bons ou ruins. Se plantarmos sementes como o amor, o carinho, a amizade, a solidariedade, o companheirismo, a dedicação, a sensibilidade, etc., a cada dia, sempre ao acordamos veremos lindas flores brotando em nosso jardim da vida. As sementes estão em nossas mãos, só precisamos saber selecioná-las e cultivá-las da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário